domingo, 15 de maio de 2016

Opinião Renascer das Chamas #9

Opinião da Sara no Goodreads

"Estou há bastante tempo com esta crítica pendente. A razão pela qual ainda não a fiz foi mesmo falta de disponibilidade para escrever um texto com sentido, uma crítica que falasse do livro, mas sem desvendar tudo o que nele poderão encontrar.

Começando pela parte visual e, para os mais "preguiçosos", número de páginas, posso confirmar que aqui o que conta é a qualidade do conteúdo, não o número de páginas (pessoalmente, nem me importava que tivesse mais; que a história continuasse, que houvesse mais analepse; mas gosto de textos volumosos), pelo que, para quem diz não ter tempo ou de não gostar de documentos extensos, este é em tudo recomendado.

Falando do texto, da história, só poderei referir aspectos positivos - estaria a mentir se apresentasse aspectos negativos, quando não os encontrei: desde a forma como está escrita (que me faz lembrar um pouco a de Sophia - simples, corrente, mas não simplista, e rica em figuras de estilo), passando pela forma como a história e subsequentes histórias das personagens estão interligadas e parecem verídicas, ao desenrolar da mesma e como tudo se desenlaça de forma tão natural, tão intuitiva e, sem sequer darmos conta disso, chega-se ao clímax e, posteriormente, ao final da história. 

 
É ainda de referir que este livro nos transporta em vários momentos, quer pelas sensações e noção de tempo que nos transmite, como também pelo detalhe como se encontra escrito (apesar de ter um número que muitos dirão ser reduzido de páginas, a autora conseguiu gerir com extrema perícia este factor, resultando num texto bastante rico).

Recomendo vivamente este livro. Porque é ideal para quem gosta de ritmos acelerados, porque é ideal para quem gosta de sentir até empatia por elementos da história, porque é ideal para quem goste de ler e mesmo para os que não o fazem com tanta frequência. "

Sem comentários: